SOBRE O SEPEMO
O Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - SEPEMO é um evento científico que realizará a sua sétima e oitava edição em agosto de 2021, de maneira on-line. O objetivo do seminário é realizar um encontro entre pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e graduação e demais interessados em discutir sobre a Educação, História da Educação e Formação de Professores. Os links para participação serão divulgados em data mais próxima ao evento aos participantes.
O SEPEMO emergiu de um grupo de pesquisa de mesmo nome "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades" - PEMO institucionalizado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e chancelado pelo CNPQ, que já se encontrava envolvido em estudos e debates relacionados à temática, e possuía o interesse em disseminar o conhecimento produzido, bem como de socializá-lo com outros profissionais de diferentes grupos de pesquisas, professores da Educação Básica e estudantes, de diversas regiões, a fim de efetivar um momento profícuo de troca de saberes. No entanto, foi crescendo e se transformou no maior evento cearense na área de Educação promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, reunindo pesquisadores de todas as regiões do Brasil.
Fomentar o ensinar e o aprender, num intercâmbio de práticas educativas desenvolvidas no ofício da atividade docente e na formação acadêmica, possibilita educandos e educadores o aprofundamento de estudos e o desenvolvimento de habilidades profissionais, com vistas a utilizar as pesquisas no aperfeiçoamento da prática docente e na intervenção social com o desenvolvimento de projetos e práticas extensionistas . Por este motivo, o VII e VIII SEPEMO, com a temática: "Formação de Professores na História da Educação" promove o debate em torno de pesquisas e relatos de experiências exitosas por meio da apresentação dialogada de estudos realizados por estudantes, professores e pesquisadores.
O VII e VIII SEPEMO ensejam continuidade as discussões realizadas por ocasião das suas seis edições anteriores, a saber:
2019 - "História da Educação: memórias e narrativas" (VI SEPEMO);
2018 - "Educação, História e Formação de Professores em tempos de crise" (V SEPEMO);
2017 - "Docência e formação: percursos e narrativas" (IV SEPEMO);
2016 - "Educação, Memórias e Narrativas" (III SEPEMO);
2015 - "(auto)biografia e formação docente" (II SEPEMO);
2014 - "Teologia, História e Educação na Contemporaneidade" (I SEPEMO);
Todos os trabalhos aprovados são publicados em revistas científicas com ISSN.
